Orquestra Afro-Brasileira

por Felipe Siles

1946: Noticias diversas – Shakespeare, O’Neill, Lorca e Jorge Amado no programa do Festival do Teatro Negro

Diário de Notícias (RJ), 7 de dezembro de 1946

Terá lugar na próxima segunda-feira, dia 9 do corrente, no Regina, o espetáculo que o Teatro Experimental do Negro organizou em comemoração ao segundo aniversario da sua fundação. Na primeira parte, “O Moleque Sonhador”, em 1 ato de Eugene O’Neill, tradução de Ricardo Werneck de Aguiar, dirigido por Willy Keller, no desempenho de Ruth de Ousa, no papel de “Mammy Saunders”. Maria Gonçalves como “Ceely Ann”, Abdias do Nascimento fará o “Moleque Sonhador” e Ilena Teixeira será a “Irene””. Na segunda parte: “O Remorso do Negro Damião”, extraído do livro de Jorge Amado, “Terras Do Sem Fim”, adatação feita por Graça Melo, na interpretação do autor ao lado de Jackson de Sousa; o monólogo de “Mariana Pineda”, de Frederico Garcia Lorca, tradução de José Carlos Lisboa, no desempenho de Luka Barreto Leite; “Othelo”, ato V, cena II, traduzida por José Carlos Lisboa, interpretação de Cacilda Becker no papel de “Desdemona” e Abdias do Nascimento, em “Othelo”.
Participarão ainda deste movimentado festival: Altino Pimenta, Aníbal Machado, Bibi Ferreira, Cléa Suzana, Flora May, Maria Sampaio, Maria Dellis Costa, Moacir Nascimento, Meneses Filho, Olga Navarro, Paschoal Carlos Magno, Procopio Ferreira, R. Magalhães Jr., Solano Trindade, Ziembinski, Sady Cabral e muitos outros “astros” e “estrelas” do nosso palco. Acresce ainda a presença da Orquestra Afro-Brasileira, sob a direção do maestro Abigail Moura.
A grande atriz francesa mme. Henriette Risner Mocineau fará a apresentação do espetáculo. Os ingressos estão desde já a disposição do público na bilheteria do Teatro Regina.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora